domingo, 1 de dezembro de 2013

Tenho muito leite, e agora?

Algumas mulheres produzem uma quantidade grande de leite e seus bebês acabam não dando conta de mamar tudo. O resultado é uma mama ingurgitada, dolorida e que pode causar desconforto. 
Uma boa saída é realizar uma massagem com movimentos circulares em toda a mama até amolecê-la e depois realizar a ordenha, colocando os dedos polegar e indicador ao redor da aréola e comprimindo-a repetidas vezes de cima para baixo até que o leite saia e a mama esvazie. 
Lembre-se de higienizar as mãos antes da ordenha e se possível utilizar gorro e máscara.

Figura 1: Técnica de ordenha de leite humano

O ideal é armazenar o leite em um recipiente de vidro com tampa de plástico, que deve ser lavado sem o rótulo, fervido (completamente imerso em água) por 15 minutos e colocado sobre um pano limpo com a tampa para baixo até que seque naturalmente.
O leite pode ser armazenado no congelador por 15 dias, no freezer por 3 meses e na geladeira por 12h. Recomenda-se etiquetar o pote com a data e hora da coleta para que não haja vencimento, além de congelar individualmente a quantidade de cada mamada para não ter desperdícios.
O descongelamento deve ser feito em banho-maria e o leite não deve ser recongelado.
Na hora de oferecer o leite ordenhado ao seu filho, a forma mais adequada é através de copinho ou colher. A mamadeira não é indicada, pois pode haver confusão de bicos e o bebê ter dificuldade com a pega no peito.

Uma ótima opção é doar o leite excedente e assim ajudar bebês que permanecem internados em UTI neonatal.
Para se tornar uma doadora basta ser saudável e não fazer uso de medicações. Se você se enquadra nesses requisitos basta procurar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua casa, em um primeiro momento é necessário fazer alguns exames e depois a equipe irá te orientar com relação ao preparo do frasco, higienização, congelamento e ordenha. Alguns bancos inclusive buscam semanalmente o leite na residência da doara, assim ela não precisa se deslocar.
No site da FIOCRUZ é possível encontrar o Banco de Leite mais próximo da sua casa:  http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1532&sid=173

Figura 2: Campanha de doação de leite materno (2011).

Figura 3: Campanha de doação de leite materno (2013).

Leia mais sobre o assunto em:
http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=360