quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Plano de Parto

Muito se fala nos grupos de gestação e parto sobre o assunto, mas afinal qual a importância do plano de parto?


O Brasil é o país campeão de cesáreas, além disso a maioria dos partos normais hospitalares são totalmente intervencionistas, cercado de violência obstétrica e procedimentos desnecessários. Nesse contexto surge o plano de parto, com a função de tornar formal todos os desejos do casal com relação ao nascimento, e além disso gerar uma reflexão pessoal sobre como será essa experiência e que tipo de parto você deseja para si mesma.
      
Assim como planejamos coisas simples e pequenas durante o nosso dia-a-dia é muito impo rtante pensar em um plano de parto, isso ajuda a tomar decisões mais conscientes e a procurar o caminho certo para conseguir parir de forma digna e respeitosa.
        
O plano de parto também é uma boa forma de testar o profissional que irá acompanhar seu parto, questione ele durante uma consulta, se ele se recusar a ler o documento ou assiná-lo CUIDADO! Você pode estar lidando com um cesarista nato.

Semana passada saiu uma reportagem no site do UOL Mulher (para acessar a matéria clique aqui), onde a Obstetra Flávia Fairbanks se diz contra ao plano de parto, segundo ela esse tipo de ação tira a liberdade do profissional, afinal quem toma a decisão final é sempre o médico.
       
Com base nisso me pergunto: quem precisa de liberdade durante o trabalho de parto e parto é o profissional ou a parturiente? Será que o médico é tão soberano que não se dá ao trabalho de saber qual é o desejo daquela gestante? A opinião médica é tão absoluta que não se pode discutir sobre o assunto? Buscar outras alternativas?
       
Se o mundo continuar pensando somente nos seus valores enquanto profissional, se esquecendo que a mulher tem voz, tem autonomia, que pode sim se informar e querer um parto da maneira como planejou e o mais importante disso: que o nascimento é um processo NATURAL, repitam comigo: NA-TU-RAL, a realidade obstétrica nunca vai mudar.
       
Por isso, se empoderem, façam seu plano de parto e coloquem nele todos os seus desejos, essa é a melhor forma de dizer ao mundo: "eu me informei e sei que posso parir respeitosamente!"

Precisa de ajudar para elaborar o seu plano de parto? Fale com o Jesthar.